Trabalhadores do serviço doméstico

Atualmente, existem cerca de 750 mil pessoas que trabalham em tarefas domésticas na Colômbia, mas apenas 85 mil têm todas as suas questões trabalhistas em ordem, de acordo com dados do Ministério do Trabalho.

Se você contratar esses serviços, seja por dias, seja semanalmente ou mensalmente, tenha em mente que eles têm os mesmos direitos trabalhistas que qualquer outro trabalhador, então você terá que pagar todos os benefícios da lei, como saúde, pensão, prêmios , indenização, férias, doação ou subsídio de transporte (este último não se aplica aos internos), proporcionalmente aos dias trabalhados.

A legislação trabalhista proíbe que uma pessoa ganhe menos do que o salário mínimo por seus serviços, portanto, se a pessoa trabalha por dias, ela não pode receber menos de US $ 24.591, explicou Arturo Silva, associado sênior da Garrigues.

Conheça os direitos dos trabalhadores domésticos

Caso o empregado e o empregador não tenham concordado com esses pagamentos, eles devem consertar a situação cumprindo o que a lei diz, caso contrário, existem duas maneiras: tentar conciliar ou processar um tribunal trabalhista.

Segundo Guillermo Navarro, sócio do Navarro Martín Abogados, a liquidação dos benefícios, como saúde, previdência e riscos profissionais, é feita de acordo com o tempo trabalhado, já que “se não o faz, não está cumprindo com o que norma “.

Nesse caso, o empregador deve afiliar esses serviços ao empregado. Você deve saber que você terá certos descontos, porque você não terá que pagar algum parafiscal que as pessoas jurídicas pagam.

Além disso, se a pessoa trabalha em vários lares, cada um deve pagar proporcionalmente a previdência social. Da mesma forma, você deve estar afiliado a um fundo de compensação familiar.

Segundo os especialistas, as partes muitas vezes concordam com as condições de um contrato verbal, que embora válido antes da Lei, pode gerar discussões ao longo do tempo, enquanto que se tudo for deixado escrito, “a possibilidade de controvérsias ou confusões entre as partes “, disse Silva. Recomenda-se que cada pagamento efetuado seja consignado em um recibo assinado por ambas as partes.

Saiba quanto ganha uma diarista

Para dar um exemplo, em relação às férias, se a funcionária do serviço que vai à sua casa comparecer na segunda e quarta-feira e todos os dias você pagar US $ 30.000, pelos 15 dias de férias a que tem direito, deverá pagar US $ 120.000, que nessas duas semanas ele participou de quatro vezes.

Tenha em mente, também, que o dia útil máximo é de 10 horas e, se exceder, deve pagar horas extras. Além disso, está previsto pagar 30% do salário em espécie como alimento ou moradia.

Você deve receber um pagamento de US $ 11,46 por cada hora de trabalho em 2018. Mesmo que você trabalhe por peça ou por hora, seu salário deve ser igual a US $ 11,46 por hora trabalhada na semana tabela do PIS.

Você deve receber um reembolso dos custos de transporte de sua casa em seu país de origem para o seu trabalho na Carolina do Norte. Você também deve receber um reembolso pelo custo de suas refeições durante essa viagem ou US $ 12,09 por dia.

Empregada doméstica recolhe INSS?

Uma vez que o trabalho esteja concluído, você deve receber um pagamento que cobre o custo de transporte para sua casa em seu país de origem ou seu próximo local de trabalho. Você também deve receber um pagamento pelo custo de suas refeições durante esta viagem.


Seu empregador deve lhe dar um lugar para viver de graça. Esta casa deve atender aos requisitos estipulados pela Lei de Moradia para Trabalhadores Migrantes da Carolina do Norte e deve ser inspecionada pelo Departamento do Trabalho da Carolina do Norte.

Se o seu empregador não lhe der muitas horas de trabalho durante o período do contrato, você terá um pagamento igual a 75% das horas prometidas em seu contrato. Seu empregador deve dar-lhe ferramentas gratuitas (como luvas ou capas de chuva) para você fazer o seu trabalho.

Trabalhadores do serviço doméstico
Avalie este artigo!