Documentos para verificar antes de comprar uma casa

Comprar sua própria casa pode ser um sonho querido, mas não é preciso muito para que ela se transforme em um pesadelo. Dado que o setor imobiliário está entre as nossas compras mais caras, pousar um limão pode ser um desastre financeiro.A única maneira de evitar tal situação é ter tempo para realizar a devida diligência antes de finalizar qualquer acordo de propriedade. Naturalmente, um atalho confiável é comprar um projeto apoiado por intermediários financeiros, como bancos.

Você também pode contratar um advogado para realizar a devida diligência, mas como um comprador inteligente, é melhor investigar os documentos por conta própria.
iptu 2019 df
Aqui está uma lista de documentos que você deve examinar antes de assinar na linha pontilhada: 

1- Projetos em construção

A primeira coisa que se deve fazer no caso de projetos que ainda estão em construção é certificar-se de que o construtor tenha todas as aprovações necessárias, sem as quais seria considerado ilegal.

A primeira delas é a permissão para desenvolver terras em um complexo residencial. Os construtores precisam obter aprovação do governo para converter terras agrícolas ou mesmo terras especialmente designadas para fins industriais em uma área residencial. Se o construtor tiver avançado sem garantir essa aprovação, todo o projeto é ilegal.

Além disso, há liquidações ambientais e municipais a serem consideradas. Por exemplo, o construtor deve garantir que seu projeto não interfira no planejamento urbano e urbano e tenha acesso irrestrito às vias.

Em seguida, descubra se o construtor tem autoridade para transferir a parcela indivisa de terra para cada dono plano e toda a parcela para a sociedade, após a conclusão do projeto. Um relatório de pesquisa da Knight Frank sobre ‘Parâmetros para comprar uma casa‘ menciona que você também deve garantir que o construtor não reserve nenhum direito em sua parte do apartamento, como varandas ou terraços.

2- Peça ao construtor para incorporar todos os recursos prometidos no contrato

Por fim, nunca esqueça que há muitas falhas entre o projeto e o produto final. Os desenvolvedores tendem a cobrar um prêmio por recursos adicionais, como uma piscina ou móveis de design.

No entanto, a menos que você peça ao construtor para incorporar todos os recursos prometidos no contrato e fazer provisões para a penalidade em caso de não cumprimento, você fica em terreno instável. Além disso, atente para a boa impressão: construtores podem escorregar em uma cláusula no contrato, afirmando que eles se reservam o direito de alterar qualquer um dos recursos prometidos.

Para estar seguro, dê uma olhada nos planos de construção aprovados e verifique se eles correspondem ao que foi prometido a você. Peça ao construtor que lhe mostre as autorizações necessárias das autoridades em questão. Embora os planos de construção aprovados tenham que ser obrigatoriamente exibidos no canteiro de obras em todos os momentos, todas as aprovações importantes devem estar disponíveis no escritório do construtor.

Sob o Ato de Transferência de Propriedade e Lei de Ato de Propriedade de Maharashtra, um vendedor é obrigado a divulgar todos os fatos relativos à propriedade, o que inclui as várias permissões garantidas por ele. No caso de um construtor se recusa a fazê-lo, um potencial comprador recorre sob os mesmos Atos.

Além desses documentos, você também deve dar uma olhada no Certificado de Início para projetos em Mumbai. Como o nome sugere, este certificado é dado ao construtor para começar a construção somente depois de ter obtido todas as autorizações necessárias.

3- Dono da casa independente

“Como regra primária, verifique e verifique se o vendedor é dono da propriedade e tem o direito de descartá-la”, diz Shveta Jain, diretor executivo de serviços residenciais da Cushman & Wakefield, na Índia. Caso ele seja um co-proprietário, ele não poderá vender a propriedade sem o consentimento do (s) outro (s) proprietário (s). Uma maneira de ter certeza da propriedade é passar pelo contrato da casa.

Se você está comprando um apartamento em uma sociedade de habitação, peça os certificados de ações originais. Para verificar novamente, você pode examinar as contas de telefone e eletricidade, pois elas são sempre emitidas em nome do proprietário legal. Alternativamente, você pode verificar a conta de manutenção da sociedade de habitação, que contém o nome do proprietário e os detalhes do imposto sobre a propriedade.

Isso também destacará todas as cobranças pendentes que são devidas para o flat que você deseja comprar. Isso é crucial porque, se o proprietário vender um apartamento sem pagar suas dívidas, a sociedade poderá recuperá-lo do novo proprietário. Para evitar tais aborrecimentos, peça à sociedade para emitir um certificado não devido, bem como um certificado de não-objeção.

4- Deixar propriedade com qualquer litígio pendente

Qualquer litígio pendente na propriedade também deve ser um sinal para que ele seja cancelado. Isso ocorre porque você está vinculado ao resultado do processo e, se o tribunal determinar que o vendedor não era o legítimo proprietário, você terá que entregar a propriedade ao litigante vencedor.

Para verificar se há litígio pendente, consulte o registro de litispendência no escritório do registrador, pois ele conterá o nome do proprietário, se houver pendência.

Propriedades hipotecadas são os outros limões que você precisa observar, assim como o IPTU 2019 DF atrasados. Em tais casos, os documentos originais serão certamente com a instituição de empréstimo. Então, se o vendedor não mostrar os originais, é motivo suficiente para estar em alerta. Se o vendedor alegar ter liquidado todas as dívidas, peça a ele que lhe mostre a carta de alta original do banco.

Alguns especialistas são da opinião de que um título claro não é garantia suficiente e deve-se considerar entrar em contato com proprietários antigos para descartar fraudes. Como medida de segurança, publique um anúncio no jornal informando que você deseja comprar a propriedade e fazer objeções.

Documentos para verificar antes de comprar uma casa
Avalie este artigo!