Como se aposentar 10 anos antes de serviços prestados

Um retiro de ouro – atingindo uma idade avançada em plena forma física e dedicando-se a fazer o que se gosta – é o sonho de muitos. 60% da população anseia por isso, segundo pesquisa realizada em outubro de 2015 pelo BBVA (apenas 24% pretendem continuar trabalhando “a vida toda”). No entanto, fala-se que não será fácil.

A lei atual decreta que em 2027 será obrigatório completar 67 anos para poder receber a pensão. A Previdência Social contempla a “aposentadoria antecipada voluntária” apenas para aqueles que têm dois anos a menos e citaram durante os 35; e com uma penalidade gradual.

Para piorar, o pessimismo se espalha: haverá dinheiro nos cofres do Estado até lá? No meio da incerteza, muitos buscam em certos produtos financeiros uma mesa insegura de salvação.

Veja como se aposentar

É o que há. No entanto, se começarmos a planejá-lo com inteligência e antecipação, podemos garantir uma aposentadoria confortável. Melhor ainda: de acordo com analistas internacionais, combinando astutamente uma bateria de medidas ao longo de vários anos, poderíamos desconsiderar a pensão e desistir quando quiséssemos! PIS DATAPREV.

corretor de US Wes Moss, autor de Você pode se aposentar mais cedo do que você pensa (Você pode se aposentar mais cedo do que você pensa), oferece cinco “segredos” para obter “Determine o que você quer que seu dinheiro da aposentadoria; Calcule quanto você precisa economizar antes de se aposentar; pagar sua hipoteca em cinco anos; obter três ou quatro fontes de renda, não apenas uma; e se tornar um investidor “.

Nos Estados Unidos, no entanto, eles têm ferramentas financeiras que não existem aqui (tal como 401 (k) e IRA, e alocar um percentual de impostos sobre os salários -exento à retirada de fundos-a um plano de pensão do trabalhador), por isso pedimos aos peritos nacionais que nos dessem pistas realistas para enfrentar a retirada com a maior solvência e pressa possíveis.

Entre no modo Excel: plan. A primeira coisa a fazer é sentar e pensar. “Podemos ter alguma capacidade para determinar qual pode ser nossa evolução salarial. Também progressão em relação a gastos e nossa capacidade de poupança de médio prazo “, Miguel Angel Garcia Brito desgrana, consultor financeiro independente e parceiro iCapital.

Melhores opções para ter um bom final de vida

Uma análise completa deve incluir, segundo esse especialista, “inflação esperada, rentabilidade da poupança, evolução do nosso perfil de risco, mudanças regulatórias, expectativa de vida e sustentabilidade do sistema de previdência pública”. Quem disse que era simples?


Se você está contratando um produto financeiro, procure as chaves SDR (segurança, disponibilidade, lucratividade). Eles são as chaves para um planejamento bem sucedido. No entanto, a maioria dos produtos financeiros falha em um ou em todos. Sendo este o caso, é conveniente manter o mais forte dos três.

Num mercado tão mutável e volátil, em que os conceitos de segurança e rentabilidade sofreram uma transformação considerável, a disponibilidade [de retirar o dinheiro quando chega a ele] é um valor em si não insignificante.

Como se aposentar 10 anos antes de serviços prestados
Avalie este artigo!