Como fazer o backup do iPhone sem o iTunes ou o iCloud

Quer saber os três primeiros conselhos que damos aos novos donos do iPhone? Backup, backup, backup.

Seu iPhone está repleto de dados importantes e insubstituíveis, desde fotos e mensagens preciosas a dados de saúde, contatos comerciais, e-mails e documentos; para não mencionar dezenas de aplicativos e jogos baixados laboriosamente e centenas de músicas. E supondo que você não faça backup, você poderá perder tudo se seu telefone for roubado ou quebrado (o que é uma ocorrência tristemente comum) ou prejudicado por um defeito durante uma das atualizações regulares do iOS da Apple.

É muito melhor salvar o conteúdo do seu iPhone (e também do seu iPad) em um backup seguro fora do dispositivo, na nuvem ou em um Mac ou PC, para que você possa restaurar o lote facilmente se algo der errado. Isso também facilita a migração para um novo dispositivo sem ter que configurar tudo do zero.

atualizar boleto santander

No entanto, este conselho sensato e aparentemente simples é, às vezes, mais fácil de dizer do que de fazer. Muitos donos de iPhone entram em maus hábitos, fazendo backup raramente ou não, e vale a pena imaginar por que isso deveria acontecer.

As desvantagens do iTunes e do iCloud

As duas opções de backup da Apple são o iTunes e o iCloud, uma para backups locais e outra para a nuvem. Ambos têm desvantagens que podem impedir as pessoas de fazer backup quantas vezes quiserem.

O iTunes permite fazer o backup do conteúdo de um iPhone em um computador desktop. É grátis para usar, mas nem sempre fácil de usar; O software tem sido criticado por ficar inchado ao longo dos anos e muitos donos de iPhone o consideram complicado. Fazer o backup dessa maneira ocupa espaço no seu computador e, se você usar um laptop de armazenamento baixo, isso não é uma consideração pequena. Finalmente, só pode fazer backup de todo o conteúdo de um iPhone ou de nenhum; ele não pode executar backups parciais.

O iCloud, como o nome sugere, é baseado em nuvem: o backup é armazenado nos servidores da Apple e pode ser acessado de qualquer lugar com uma conexão da Web, o que geralmente torna mais conveniente do que fazer o backup pelo iTunes. Mas tenha em mente que os servidores da Apple podem ser violados e foram violados no passado – há sempre a pequena possibilidade de um hacker ter acesso a seus dados pessoais e fotos.

Fazer backup do iCloud também pode ser um processo frustrantemente lento e, como o iTunes, não pode executar backups parciais. Mas o maior obstáculo é o custo: a Apple permite que cada proprietário do iPhone aceite o armazenamento iCloud gratuitamente, mas isso é tão pequeno (apenas 5GB) que você terá que pagar uma taxa mensal extra para armazenamento adicional se quiser usá-lo. backups do iPhone.

Gerenciador de iPhone da DearMob

A Apple prefere que você use suas próprias ferramentas de backup, mas é importante perceber que existem outras opções por aí. O que vamos discutir neste artigo é o DearMob iPhone Manager , que tem uma série de vantagens sobre o iTunes e o iCloud.

A DearMob oferece uma gama de ferramentas adicionais que você não recebe com as ofertas da Apple. Talvez sua maior vantagem seja a capacidade de executar backups seletivos, o que significa que você pode fazer backup e restaurar fotos, contatos, mensagens, músicas e vídeos, contatos e arquivos de mensagens individualmente. Além disso, o software suporta e converte uma ampla gama de formatos – permitindo, por exemplo, fazer backup de arquivos HEIC como JPG, ePub como TXT, contatos como HTML ou XML e vários tipos de arquivos como PDF, se isso for mais conveniente para você . Ele também oferece sincronização bidirecional para vários computadores, sem perda de dados, velocidades de transferência rápidas, proteção por senha para arquivos selecionados e a capacidade de realizar backup e restauração completos com um clique.

Como executar um backup completo

Para dar uma idéia do funcionamento do Gerenciador do iPhone, vamos percorrer o procedimento simples para criar um backup local do iPhone.

Passo 1:  Conecte seu iPhone e Mac ou PC usando um cabo USB.
Etapa 2:  toque em “Confiar neste computador” no iPhone.
Passo 3:  Inicie o DearMob iPhone Manager e clique em ‘Backup’.
Passo 4:  Clique em ‘Backup Now’. Um arquivo de backup completo do iPhone será gerado.

Como fazer backup de arquivos selecionados

E se você não quiser fazer backup de todos os arquivos no seu iPhone? Veja como usar o Gerenciador do iPhone para criar um backup das fotos selecionadas. O procedimento é basicamente o mesmo se você preferir fazer backup de mensagens, contatos, músicas, podcasts, entradas de calendário, favoritos do Safari, arquivos do Pages e outros tipos de dados.

Passo 1:  Com o iPhone ligado ao computador, inicie o iPhone Manager e clique em ‘Photo Transfer’.
Etapa 2:  selecione as fotos que você deseja fazer backup.
Passo 3:  Clique em ‘Exportar’ e aguarde que o arquivo seja gerado.

Como fazer o backup do iPhone sem o iTunes ou o iCloud
Avalie este artigo!