As sociedades habitacionais podem recusar inquilinos?

Sumanta Layak, 25, está acostumado a rejeição. Sempre que ele tem que procurar uma casa em arrendamento na Região da Capital Nacional, ele passa por um período angustiante. Layak é bem qualificado e não tem histórico criminal, no entanto, ele é recusado pela maioria dos proprietários de sociedades habitacionais. O motivo? Ele está solteiro. “Ser solteiro é a maior desvantagem se você está procurando alugar uma casa nos metrôs. 

Isso ocorre porque a maioria das sociedades habitacionais proíbe seus membros de arrendar suas propriedades para solteiros. Então, mesmo que o proprietário queira dar o aluguel a um grupo dos solteiros, a sociedade habitacional não lhe dará um certificado de não-objeção (NOC) ”, explica ele.

De acordo com especialistas em imóveis, ser solteiro não é a única razão pela qual as pessoas acham difícil alugar uma casa nas principais cidades, embora seja a mais comum. 

“A sociedade sente que um grupo de solteiros provavelmente vai atrapalhar o lugar e criar incômodo para outros membros da sociedade. Além disso, os solteiros normalmente não aderem a um lugar por muito tempo e isso não proporciona estabilidade na renda em comparação com isso. das famílias “, diz Ramesh Prabhu, presidente da Maharashtra Societies Welfare Association. 

As outras razões para recusa (veja o quadro) incluem manter animais de estimação, como cães e gatos, por medo de que eles sujam a sociedade ou prejudiquem as crianças. “Além disso, sabe-se que as pessoas com certas preferências de refeição foram negadas a locação. Houve também relatos da mídia sobre pessoas pertencentes a uma certa religião sendo negadas permissões pela sociedade habitacional”, diz Prabhu.

iptu 2019 df

As sociedades habitacionais podem enquadrar suas próprias leis?

Se especialistas jurídicos forem acreditados, as sociedades habitacionais podem realmente enquadrar suas próprias leis. De acordo com Ravi Goenka, advogado, GoenkaBSE -3,68% Law Associates, existem diretrizes amplas, ou leis internas, que toda sociedade habitacional adota quando é registrada. 

Essas regras e regulamentos regem o funcionamento cotidiano da sociedade habitacional e são cruciais para o seu bom funcionamento. 

“Essas diretrizes são tipicamente enquadradas no Ato de Sociedades Cooperativas, que é uma Lei Central. Isso fornece diretrizes específicas para uma sociedade ser registrada nas corporações municipais, suas estruturas de governança, direitos de manutenção de áreas comuns, prós e contras, práticas contábeis e vários outros pactos relacionados ao leasing / compra de uma casa dentro da sociedade ”, explica. 

A lei também oferece um grau de flexibilidade às sociedades para adicionar regulamentos próprios, acrescenta. “Por exemplo, se a sociedade habitacional estabeleceu uma regra para os inquilinos, segundo a qual eles não podem estacionar seus veículos nas vagas de estacionamento atribuídas aos membros, então eles têm todo o direito de aplicá-la”, explica ele.

A sociedade habitacional pode se sobrepor a um proprietário simples?

Om Ahuja, diretor executivo de serviços residenciais da Jones Lang LaSalle India, explica que, embora seja legal o direito do proprietário alugar seus bens, a sociedade habitacional na qual o apartamento está situado também tem uma palavra a dizer. “Sociedades individuais têm o poder legal de negar o arrendamento com base em seus estatutos. Em muitos casos, tais estatutos sociais são interpretados de uma certa maneira a fim de alcançar isso. No entanto, eles não têm direito constitucional de fazê-lo”, diz Ahuja. . 

Além disso, as sociedades habitacionais que impõem encargos adicionais de manutenção aos proprietários que arrendaram suas propriedades estão legalmente autorizadas a fazê-lo sob a Lei das Sociedades. 

De acordo com Goenka, a lei 43 (2) da Lei de Sociedades de Habitação Cooperativa menciona um formato adequado de acordo com o qual um membro da sociedade habitacional pode subarrendar sua casa a inquilinos.

Podem os estatutos ser desafiados?

Vinod Sampat, presidente da Associação de Usuários Residenciais de Sociedades Cooperativas, e um advogado imobiliário, explica que qualquer regulamento que infrinja os direitos fundamentais de um indivíduo pode ser contestado no tribunal. “Os regulamentos da sociedade habitacional não têm a mesma estatura de uma lei. Todo cidadão indiano tem o direito de residir em qualquer lugar do país e a discriminação não é permitida com base em religião, casta, sexo, hábitos alimentares ou estado civil. ,” ele explica. 

Portanto, se um inquilino achar que uma sociedade habitacional não é justa, ele pode registrar uma queixa policial contra ela, alegando a violação de seus direitos como cidadão. O membro também pode recorrer legalmente, como se aproximar do tribunal civil ou cooperativo. Ele também pode apelar para o vice-secretário de sociedades habitacionais sobre suas queixas. 

De fato, houve vários casos em que os tribunais decidiram em favor do proprietário e contra a sociedade habitacional (ver box). De acordo com a Sampat, de acordo com um recente julgamento judicial, animais de estimação como cães e gatos também são considerados membros da família, e os inquilinos têm todo o direito de mantê-los. “Além disso, não é obrigatório que a sociedade habitacional emita certificados de não-objeção. O que é obrigatório é a verificação policial”, acrescenta.

Termos imobiliários explicados

Dê uma olhada rápida em explicações simples de termos de imóveis comumente usados.

Pagamento inicial

O adiantamento é feito ao construtor para confirmar a decisão de compra. Normalmente, representa uma porcentagem do preço total de compra. Pode ser não reembolsável se o negócio falhar.

As sociedades habitacionais podem recusar inquilinos?
Avalie este artigo!